O Melasma é um problema mais incidente no público feminino, capaz de causar incômodos estéticos e afetar a autoestima.
Manchas no rosto amarronzadas e com formas indefinidas normalmente indicam a presença de melasma – as manchas escuras também podem surgir no pescoço e colo, ou seja, elas se formam nas áreas mais expostas ao sol. Atualmente, além dos produtos para auxiliar no controle da condição, existem diversas opções para disfarçar as manchas, apesar de não ser possível ainda falar em cura.
O QUE É MELASMA?
O Melasma é caracterizado por uma disfunção na pigmentação da pele, causada pela produção aumentada de melanina, substância que confere cor ao tecido cutâneo. Ele se divide em três tipos:
- Epidérmico - o qual afeta a camada mais superficial da pele;
- Dérmico - que atinge as camadas mais profundas da derme;
- Misto – que afeta a pele de forma superficial e profunda.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não é possível apontar uma única causa para o problema, mas normalmente ele está relacionado a fatores hormonais, envolvendo o uso de anticoncepcionais e gravidez, e é desencadeado pela exposição solar e também pela luz visível (aparelhos e lâmpadas).
CLOASMA GRAVÍDICO OU MELASMA NA GRAVIDEZ
O Cloasma Gravídico é o nome dado às manchas de Melasma que surgem durante a gravidez. Estudos demonstram que a gravidez por si só, não é decisiva para o desenvolvimento do Melasma, mas sim em associação à predisposição genética - os hormônios produzidos em maior quantidade pela placenta, como a progesterona, favorecem o surgimento das manchas no rosto principalmente.
MANCHAS NO ROSTO SEMPRE INDICAM QUE É MELASMA?
Não. O Melasma é mais comum entre as mulheres de 25 e 40 anos, mas existe também a melanose solar, que afeta pessoas de idades mais avançadas e é causada pela exposição ao sol durante anos, sobretudo sem o uso de filtro solar. Esses dois tipos de manchas causam desconfortos estéticos, porém são definidos como benignos.
Ao identificar manchas escuras no rosto, ou qualquer área com coloração diferente na pele, é importante procurar a orientação de seu dermatologista de confiança. Assim, você saberá exatamente do que se trata e como proceder.
MELASMA – COMO TRATAR?
O Melasma é um problema crônico e recidivante, ou seja, as manchas no rosto ficam bem mais claras durante um tratamento adequado, mas podem voltar após a exposição ao sol (principalmente sem proteção). Por isso, é fundamental pensar em alternativas que possam clarear as áreas hiperpigmentadas, mas que também ajudem a prevenir o seu escurecimento novamente ou a formação de novas manchas. Algumas pessoas se comportam de forma cautelosa apenas durante o tratamento, mas tornam-se negligentes ao problema em seguida, o que favorece a sua reincidência.
Apesar de não ter cura, as manchas podem sim ser controladas a partir de um tratamento específico e manutenção com o uso diário de um filtro solar de qualidade, durante o ano todo, mesmo dentro do escritório ou dias nublados. É recomendável um produto com amplo espectro de proteção contra os raios UVA e UVB, e com cor, já que o pigmento funciona como um bom escudo para evitar as alterações provocadas pela luz visível. Os fotoprotetores orais também podem auxiliar nessa missão, reforçando a prevenção.
Confira as principais medidas de controle e tratamento a seguir:
PEELING PARA MELASMA E OUTROS PROCEDIMENTOS CLÍNICOS
Peeling para Melasma, laser e luz pulsada podem ser grandes aliados no clareamento das manchas, contribuindo para uma melhor aparência da pele. Como são procedimentos que renovam o tecido cutâneo e podem provocar irritação, não é aconselhável que sejam realizados durante as estações mais quentes. Para isso, aguarde o outono ou inverno. Além desse cuidado, escolha uma clínica que conte com profissionais capacitados. Pesquise bastante antes de decidir o local, garantindo um tratamento que realmente irá ajudar a reduzir o problema, e não o tornar pior.
CREMES PARA MELASMA
Os dermocosméticos também são bons aliados na redução da hiperpigmentação e normalmente são receitados em associação a outros tratamentos. De um modo geral, os ativos tópicos atuam na inibição da enzima tirosinase, a qual é fundamental para que ocorra a produção de melanina. Alguns mais avançados, agem antes, durante e depois da formação de melanina, ajudando no clareamento e na prevenção de novas manchas.
Aqui na Especiale, você encontra os melhores produtos para tratamento diurno e noturno das manchas de Melasma:
Tratamento para Melasma no Rosto Diurno.
Tratamento para Melasma no Rosto Noturno.
SUPLEMENTOS ORAIS
Diversos avanços são observados em relação ao tratamento e controle do Melasma, e alguns ativos podem ser recomendados para o clareamento das manchas de dentro para fora, contando com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Uma inovação nessa área, é o extrato de oliveira – famoso por promover um tipo de peeling de dentro para fora, sem irritar ou agredir a pele, ajudando no clareamento de manchas e na uniformização do tom.
Acesse e saiba mais sobre a fórmula Oli-Ola.
Os tratamentos mencionados podem ajudar bastante na uniformização do tom da pele, mas os resultados variam de pessoa para pessoa. O ideal é sempre contar com a orientação e acompanhamento profissional, o que possibilitará a combinação de diferentes métodos de forma personalizada.
Fontes Consultadas: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) | Veja Saúde