Manipule sua FórmulaManipule sua Fórmula

Minoxidil realmente funciona? Saiba mais!


Minoxidil

Provavelmente você já ouviu falar do Minoxidil, não é verdade? Atualmente, ele é o ativo mais utilizado em formulações para o tratamento da calvície (alopecia androgenética) e queda acentuada de cabelo, além de ser muitas vezes recomendado para o crescimento da barba e das sobrancelhas, ajudando homens e mulheres a se sentirem melhor com a própria aparência.

A DESCOBERTA DO MINOXIDIL DE USO TÓPICO

A descoberta de que o ativo estimulava o crescimento dos cabelos ocorreu ao acaso, no início da década de 1980. Indicado originalmente para o tratamento oral da hipertensão, notou-se que o uso tinha como efeito colateral um aumento significativo do crescimento dos pelos do corpo e cabelos, o que estimulou os estudos sobre essa substância para uso tópico, demonstrando resultados satisfatórios.

MINOXIDIL FUNCIONA?

Estudos indicam que o ativo Minoxidil funciona, devendo ser aplicado de acordo com a orientação de um médico dermatologista ou profissional de saúde habilitado. Quando o tratamento é seguido da forma correta, normalmente os efeitos são positivos. Lembrando que como todo produto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa, dadas as individualidades de cada organismo.

Confira a seguir as aplicações cosméticas do ativo:

MINOXIDIL PARA O CABELO

Minoxidil é um ativo vasodilatador que melhora o fluxo sanguíneo local, revitaliza os folículos, reduz a queda capilar e prolonga a fase anágena de crescimento dos fios, fazendo com que ganhem comprimento e espessura. Ou seja, o produto pode fazer com que os fios voltem a crescer nas áreas onde já não cresciam mais, atenuando as falhas no couro cabeludo associadas à alopecia androgenética - um tipo de queda de cabelo geneticamente determinado e relacionado aos hormônios, na qual é observada uma hipersensibilidade de receptores hormonais na região do couro cabeludo, fazendo com que os fios afinem progressivamente, até a total obstrução do folículo piloso. Em geral, o tratamento inicial pode durar de 3 a 6 meses, de acordo com a orientação de um profissional de saúde habilitado.

MINOXIDIL PARA A BARBA

Especialistas indicam que as falhas na região da barba costumam ter causas multifatoriais, mas com forte influência genética. Fatores ambientais também influenciam, como higiene e limpeza do local, modo de aparar, estresse constante e os hábitos alimentares. Além desses fatores, o organismo também pode apresentar algum problema mais pontual, como a Alopecia areata, caracterizada pela perda de cabelos e pelos em diferentes partes do corpo, como na barba, sobrancelhas e cílios.

Embora o ativo tópico Minoxidil seja recomendado originalmente para aplicação no couro cabeludo, vem sendo cada vez mais frequente seu uso para o crescimento também da barba. O mecanismo de ação é o mesmo que ocorre no tratamento capilar, e o produto deverá ser aplicado nos locais afetados, ajudando no preenchimento e volume da barba.

Acesse e conheça o Gel para Barba da Farmácia Especiale.

MINOXIDIL PARA SOBRANCELHAS

As sobrancelhas exercem forte influência na estética e harmonia do rosto, porém as falhas nessas áreas também são comuns, e o ativo Minoxidil pode ser manipulado em fórmulas específicas para ajudar no crescimento e preenchimento das sobrancelhas, possibilitando um design mais moderno. Assim como explicado no item anterior, é importante consultar um profissional de saúde habilitado antes de iniciar o uso.

Conheça a nossa fórmula especialmente desenvolvida para o crescimento e volume das sobrancelhas.

MINOXIDIL TURBINADO

O Minoxidil Turbinado normalmente é uma fórmula que associa outros componentes para o crescimento dos cabelos, além do próprio Minoxidil, promovendo um tratamento otimizado. Uma formulação normalmente recomendada, associa Minoxidil com Trichoxidil - um fitocomplexo vegano, que atua na estimulação dos fatores de crescimento KGF, IGF-1 e VEGF, aumentando expressivamente os fios em fase anágena e reduzindo os fios em fase telógena.

Conheça o Tônico Turbinado da Especiale, manipulado com Minoxidil + Trichoxidil.

EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES

A solução com Minoxidil normalmente é bem tolerada, no entanto, algumas pessoas podem notar reações como coceira no local de aplicação, ressecamento e descamação, por exemplo. Ao perceber qualquer reação que possa estar ligada ao uso do produto, relate ao profissional que está acompanhando o tratamento.

Os produtos com Minoxidil são contraindicados para grávidas, lactantes e pessoas com histórico de alergia ao ativo, ou a qualquer componente da formulação.

Atenção – este conteúdo possui fins informativos. Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte sempre um profissional de saúde habilitado.

Fontes consultadas: Tua Saúde | Faculdade de Medicina UFMG | Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Fonte da imagem: Perda de cabelo foto criado por freepik.

Deixe seu comentário.