Manipule sua FórmulaManipule sua Fórmula

6 dicas para fortalecer o sistema imunológico


Sistema Imunológico

O sistema imunológico funciona como um verdadeiro escudo defensor da nossa saúde, atuando na proteção contra agentes que podem ser perigosos, como vírus, bactérias e outros microrganismos.

O sistema imunitário é formado por barreiras físicas, fisiológicas e celulares, que quando identificam um invasor, criam uma resposta coordenada de defesa.

Confira este artigo até o final para saber mais sobre o assunto e aprender estratégias para mantê-lo funcionando a todo vapor.

SISTEMA IMUNOLÓGICO “BAIXO” – QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Normalmente os sinais de que a imunidade está baixa envolvem infecções constantes, sensação de cansaço e fadiga, náusea, vômito, diarreia e até mesmo febre. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Ao notar que algo não vai bem, consulte seu médico de confiança.

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE

Vários fatores estão associados a um sistema imunológico saudável, desde os hábitos alimentares, boas noites de sono e os cuidados com a saúde emocional. Abaixo listamos algumas dicas práticas que podem ajudar a aumentar a imunidade. Confira a seguir!

Aproveite e conheça a nossa seleção de produtos naturais para o fortalecimento do sistema imunológico.

ESCOLHA MELHOR OS ALIMENTOS

Uma alimentação saudável e rica em nutrientes é fundamental para que você tenha um sistema imunológico fortalecido. Uma boa alternativa é buscar alimentos naturais, que não passaram por processos de industrialização, já que estes são ricos em fatores inflamatórios. Invista em frutas, vegetais de folhagens escuras, proteínas, carboidratos complexos e gorduras boas.

JAMAIS NEGLIGENCIE A SUA SAÚDE EMOCIONAL

Comprovadamente o estado emocional influencia a saúde física. Prova disso, é que pessoas que passam por situações de extrema tensão e estresse tendem a adoecer em seguida. Isso acontece porque o corpo libera cortisol de forma elevada durante esses estados, um hormônio que influencia a supressão da resposta imunológica. Busque alternativas para relaxar mais - pratique atividades prazerosas, medite e se precisar de ajuda, procure um profissional de saúde mental.

Talvez você também se interesse por este assunto - ansiedade em excesso: o que fazer?

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

As atividades físicas são extremamente benéficas para o corpo todo, auxiliando na liberação de neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar, além de auxiliarem no controle do peso corporal e favorecerem a saúde cardiovascular. Alguns estudos apontam que a prática de atividades físicas está associada ao aumento das células de Linfócito T, que auxiliam no combate a microrganismos invasores. Portanto, pratique exercícios físicos regularmente.

TENTE TER BOAS NOITES DE SONO

O sono é indispensável para a reparação do corpo e da mente de um modo geral, e para um bom funcionamento do sistema imunológico. Procure criar uma rotina para ir dormir e se levantar, consuma alimentos mais leves no jantar e tente manter cerca de 6 a 8 horas de sono por noite.

Visite a loja virtual da Especiale e confira as nossas novidades e promoções.

FAÇA EXAMES DE ROTINA E FIQUE DE OLHO NA VITAMINA D

Estudos demonstram que o sistema imunológico possui receptores dessa vitamina, sendo fundamental para o seu bom funcionamento. Ela é sintetizada principalmente a partir da luz solar, e, para isso, é recomendada a exposição diária de 15 a 20 minutos. Alimentos como sardinha, gema de ovo e atum também ajudam na sua absorção. Outra dica importante é fazer exames de rotina para verificar como estão seus níveis de vitamina D e de outros nutrientes.

FUJA DOS MAUS HÁBITOS

O cigarro, por exemplo, é um grande vilão para o funcionamento das células do corpo, incluindo as células do sistema imunológico, assim como as bebidas alcoólicas. Caso o cigarro já faça parte dos seus hábitos, procure meios seguros guiados por profissionais de saúde para deixá-lo o quanto antes, e em relação às bebidas, reduza seu consumo apenas a momentos esporádicos.

Fontes consultadas: Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana | Unimed Fortaleza.

Deixe seu comentário.